Foto Fios de Choro

TRAMA

TRAMA é o primeiro CD do Fios de Choro, lançado em 2018. Ele foi o registro do momento em que o quarteto começou a expandir o seu repertório para além do Choro, e passou a tecer sua TRAMA que junta diversos fios da música intrumental brasileira. O repertório do CD, assim como do espetáculo homônimo, passa pelo Choro (nossa escola e o gênero que estudamos primeiro), Frevo, Ijexá, Maracatu de Baque Virado e Forró.

O projeto surgiu da nossa vontade de dividir todo esse universo da música brasileira com que tivemos contato e que é um tanto desconhecido em Sâo Paulo. A intenção é que o público saia do espetáculo conhecendo um pouco mais das diferentes manifestações culturais brasileiras e se encante, assim como nós, com a riqueza de ritmos e melodias. Além disso, o repertório mostra a flexibilidade e adaptabilidade de se tocar em quarteto.

Foto Fios de Choro

Baile dos Fios

O Projeto Baile dos Fios é inspirado nas formações tradicionais das Bandas de Pífano, Orquestras de Frevo, Fanfarras, Forró de Rabeca; e contemporâneas, como Baile do Almeidinha, Spok Frevo Orquestra e Pife Muderno. Somam-se ao quarteto o trombone de Conrado Bruno, a percussão de Gustavo Surian e a voz de Paula Sanches para criar um som quente e vibrante.

Com o repertório voltado para músicas dançantes, frevos, forrós, sambas e clássicos do carnaval de rua, o Baile circulou em tradicionais casas da noite paulistana como Casa de Francisca, SESC Pompéia, Al Janiah, Casa Barbosa e Kingston Club e tocou ao lado de músicos como Cosme Vieira, Mestre Luiz Paixão, Cláudio Rabeca, Filpo Ribeiro, João Poleto, entre outros.

Lançou recentemente nas plataformas digitais o seu primeiro EP, intitulado de Baile dos Fios, com as músicas “Bambo do Bambu” de Donga e Patrício Teixeira, “Trombone de Prata” de Capiba e “Duda no Frevo” do maestro Senô.

Foto Fios de Choro

Frevos de Rua

O projeto Frevos de Rua surgiu após o convite do Paço do Frevo (Recife/PE) para que fizessemos uma apresentação. Desde nossa primeira viagem à Pernambuco nos encantamos com o Frevo, então montar um repertório apenas com músicas desse gênero foi desafiador, porém muito prazeroso.

Para esse projeto, escolhemos músicas que nos tocaram e composições autorais, muito inspiradas pelas vivências que tivemos por lá. A intenção é justamente trasmitir essa experiência para o público, principalmente porque nossa principal localidade de atuação é São Paulo, uma cidade ainda com muito poucas apresentações dedicadas ao Frevo.